5 erros na escolha de portas e janelas. Como evitá-los?
Na hora de construir ou reformar é preciso ter muito cuidado para escolher os produtos que você vai comprar. É necessário levar em consideração o correto uso de portas, janelas e revestimentos, por exemplo. A má escolha desses itens pode dar muita dor de cabeça e também representar um alto no custo no seu projeto. Veja abaixo 5 erros que você deve evitar na escolha de portas e janelas.
- O barato pode sair muito caro
Escolher portas e janelas focando apenas no preço baixo pode ter consequências desastrosas. Portas ou janelas que emperram na abertura, cupins, empenamento, infiltração de água e ferrugem são os principais problemas que podem surgir.
Este tipo de situação sai mais caro, porque além do custo do produto inicial, você terá mais um custo para substituir a peça, e também irá perder um tempo precioso.
- Janelas de vidro ou material opaco
Muitas pessoas optam por colocar janelas de vidro ou blindex nos quartos.
É preciso ficar atento, pois, um vidro muito transparente vai passar muita claridade a noite para dentro do quarto, mesmo com o uso de cortinas. Sem esquecer que uma boa cortina que corte a luz e especialmente os raios ultravioletas do sol pode custar caro.
O uso de janelas de vidro é muito indicado para sala, escritorios, cozinha ou corredor, mas para dormitórios talvez não seja a melhor opção.
Outro ponto de atenção é a vedação das janelas de vidro, não sendo incomum encontrarmos problemas de entrada de água por falta de uma boa vedação.
- Tamanho das janelas e portas
Para escolher janelas sempre considere o espaço de parede, tamanho do cômodo e posição da mesma. Quartos muitos grandes com janelas pequenas são esteticamente desagradáveis, sem a iluminação e ventilação necessária.
As medidas mais comuns para dormitórios são:
1,00 x 1,50
1,00 x 2,00
1,00 x 1,20
1,20 x 1,50
1,20 x 2,00
1,20 x 0,50
Para sala, cozinha, banheiro ou corredor é mais comuns as seguintes medidas:
1,00 x 1,50
1,00 x 2,00
1,00 x 1,20
1,20 x 1,50
1,20 x 2,00
0,60 x 0,80
0,50 x 0,50
0,40 x 0,60
0,60 x 0,60
Já em relação às portas, escolher uma muito estreita pode ser um erro grave. Pessoas com cadeiras de rodas podem ter dificuldades de se locomover, além da dificuldade na entrada de móveis e outros objetos maiores.
Portas de entrada devem ser mais largas, até para ter uma aparência melhor esteticamente. As internas podem ser mais estreitas, mas considere a necessidade de quem no local.
As larguras mais comuns e padrão são as seguintes:
2,10 x 0,70
2,10 x 0,80
2,10 x 0,90
2,10 x 1,00
2,15 x 1,20
- Posição das portas e janelas
Se você gosta de dormir com janelas abertas é importante pensar na posição dela em relação à cama, para evitar que você acorde com o sol batendo no seu rosto, assim como a incidência de chuva e sol no período da tarde.
Para as janelas da cozinha, por exemplo, a incidência solar deve ser levada em consideração. Normalmente ela é colocada em cima da pia da cozinha.
Portas de entrada de madeira não devem ficar expostas ao sol e chuva. Apenas a madeira maciça é mais resistente, mas no caso de chuva ainda assim é bom evitar. Se não houver cobertura para a porta, o ideal é que ela seja de alumínio.
- Acabamento
No caso de janelas, o ideal são os modelos de alumínio branco que já vem prontas e com acabamento. Este é um material que não sofre com ferrugem e a durabilidade é muito grande.
.