Tipos de portas mais utilizados
As portas de uma casa são itens essenciais de acabamento. Elas proporcionam segurança, comodidade, acesso e mudam a estética dos ambientes. Na hora de construir ou reformar é preciso ficar atento às características do seu projeto e avaliar qual modelo de porta é o mais indicado para cada cômodo. Confira neste artigo quais são os modelos mais utilizados, para facilitar a sua escolha.
Porta de giro ou tradicional
É o modelo mais tradicional utilizado em prédios comerciais e residências. São as portas onde a base da abertura é fixada no batente com o uso de uma dobradiça e assim permite-se o seu fechamento e abertura.
Veja aqui exemplos de portas de giro
Porta de correr
Este modelo é uma ótima opção para as construções onde o modelo de giro não é uma opção, pois proporciona um ganho de espaço no ambiente.
Veja aqui exemplos de portas de correr
Porta pivotante
A porta pivotante é muito parecida com a de giro, mas a diferença reside no fato de esta não usar dobradiça ou estar fixada no batente, mas sim ter um pivô que é fixado no piso e na parte superior do batente. Este pivô geralmente fica a alguns centímetros do batente, permitindo que a porta abra e feche girando em cima desse pivô.
Veja aqui exemplos de portas pivotantes
Porta camarão
Este modelo é indicado para locais com pouco espaço de abertura. Inicialmente ela é similar ao modelo de giro, com uma dobradiça fixada no batente. O que muda é que esta porta tem uma quebra exatamente no meio, como se ela tivesse duas folhas.
Veja aqui exemplos de portas camarão
Porta sanfonada
O modelo sanfonada é outro tipo usado para locais com pouco espaço para abertura. Geralmente feita de um material mais leve, como PVC, pois assim facilita a abertura e fechamento dela.
Veja aqui exemplos de portas sanfonadas